Um filme de terror religioso é uma obra que reúne elementos de alguma religião. Esse conceito é muito usado no cinema para chocar e assustar as pessoas, pois dá a itens sagrados um aspecto sombrio.

A verdade é que este tipo de obra sempre desperta o interesse do público e se você também está animado para conhecer mais sobre o gênero, veja as 10 opções que separamos hoje.

1.  Rogai por nós (2021) é um filme de terror religioso recente e assustador

Na obra acompanhamos Alice (Cricket Brown), que apresenta uma deficiência auditiva, mas que passa a ouvir e também recebe a habilidade de curar os enfermos após um suposto encontro com a Virgem Maria.

O acontecimento logo se espalha, atraindo pessoas de todos os lugares para visitar a menina que recebeu um dom tão especial. O fato chama também a atenção da imprensa e faz com que o jornalista interpretado por Jeffrey Dean Morgan visite o local.

rogai-por-nós

Filme Rogai por nós

Sua carreira está decadente e ele espera recuperar o prestígio ao contar uma grande história. Mas quando a investigação começa e coisas estranhas passam a acontecer, surge o questionamento se é realmente a Virgem Maria que está por trás de tudo aquilo.

2.  O Exorcismo de Emily Rose de 2005 é um filme de terror religioso que ganhou fama no mundo inteiro

Este filme de terror religioso, dirigido por Scott Derrickson, é baseado em fatos, o que por si só já aguça nossa curiosidade.

Na trama acompanhamos Emily Rose (Jennifer Carpenter), que se muda para fazer faculdade. Sozinha, ela começa a ter alucinações terríveis durante a noite.

o-exorcismo-de-emily-rose

O Exorcismo de Emily Rose – Reprodução

Por ser católica devota, Emily acredita que está possuída e por isso aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo, que ficou sob a responsabilidade do padre Richard Moore (Tom Wilkinson).

Infelizmente, a jovem morre no processo, o que faz o padre ser acusado de assassinato. Ele encontra uma advogada disposta a defendê-lo, mesmo sendo cética. Ao longo da obra, ateísmo e fé se chocam de formas avassaladoras.

3.  O exorcista (1973)

Quando o assunto é filme de terror religioso, provavelmente O Exorcista foi uma das primeiras obras que veio à sua mente.

o-exorcista

O Exorcista – Reprodução

Este clássico jamais poderia ficar fora da lista, pois acompanhamos a possessão da jovem Regan (Linda Blair). Quando a menina começa a apresentar comportamentos estranhos, sua mãe tenta de todas as formas descobrir o que está acontecendo com ela, até que ela percebe que a ciência não poderá ajudar.

Então, se inicia o exorcismo mais famoso do cinema. O filme tem uma série de cenas marcantes e a história é construída de forma envolvente, com as consequências da possessão sendo mostradas pouco a pouco.

4.  A Freira (2018)

Este é talvez o filme de terror religioso mais famoso da atualidade devido ao fato de o demônio aparecer na forma de uma freira sinistra.

Filme de terror religioso - A Freira

A Freira – Reprodução

Na obra, uma irmã se suicida em um convento e o Vaticano envia uma noviça e um padre para fazer a investigação.

Logo eles descobrem que há um segredo aterrador naquele local, que pode liberar pelo mundo um mal jamais visto.

5.  Stigmata (1999)

Nessa obra chocante e polêmica, acompanhamos Frankie Page (Patricia Arquette). Ela recebe um rosário de presente e depois começa a apresentar estranhas feridas no corpo.

No hospital, os médicos acreditam que a jovem é a causadora dos ferimentos, mas há um padre que acredita haver ali algo sobrenatural e que Frankie está, na verdade, apresentando as mesmas feridas que Cristo sofreu ao ser crucificado.

stigmata

Stigmata – Reprodução

A partir daí começa uma verdadeira corrida contra o tempo para evitar que a situação piore e leve a moça a falecer.

6.  Saint Maud (2019)

Este é um filme de terror psicológico produzido pela A24. Na trama, uma enfermeira que acabou de receber alta psiquiatra, recebe a missão de cuidar de uma dançarina aposentada. Mas, a fé fervorosa da enfermeira a faz acreditar que é sua missão salvar a alma da mulher e impedir que ela vá para o inferno.

Saint-Maud

Saint Maud – Reprodução

Mas forças sombrias e o próprio passado da enfermeira começam a interferir em suas atitudes. Prepare-se para um filme bizarro que vai ficar marcado em sua mente por muito tempo.

7.  Constantine (2005) é um filme de terror religioso que marcou época

Na obra temos Keanu Reeves como John Constantine, um especialista em caçar monstros e demônios. Entre um trabalho e outro, ele descobre que há algo de errado nos acordos entre monstros e espíritos que mantém tudo em equilíbrio e garantem a segurança terrena.

Filme de terror religioso Constantine - Reprodução

Filme de terror religioso Constantine – Reprodução

A partir daí, John se envolve em uma longa investigação para descobrir o que está acontecendo. Apesar de poder ser classificado como uma obra de terror, a verdade é que Constantine também explora muito a ação e a aventura, por isso se tornou uma obra extremamente marcante.

8.  Martyrs, 2008

Em um primeiro momento, o caráter religioso desse filme francês não fica tão claro. Mas podemos dizer que ele tem essa pegada, pois o grupo de extremistas que orquestram as terríveis ações na obra tem o objetivo de descobrir o que há depois da morte.

Martys

Martyrs

Para isso, eles torturam pessoas de formas inimagináveis, até que elas estejam em um grau de sofrimento e aflição tão grande que consigam fazer contato com o que há do outro lado.

Este é um filme para quem tem estômago e muitos dizem que é uma obra para assistir apenas 1 vez, pois você irá se deparar com algumas das cenas mais perturbadoras da história do cinema.

9.  Terror em Amityville (1979)

Esta é uma obra que choca a todos até hoje. O filme conta a história de uma família que se mudou para uma casa onde havia ocorrido um massacre.

horror-em-Amityville

Horror em Amityville – Reprodução

Aparentemente uma força sombria continuava a operar ali e acontecimentos estranhos vão deixando o pai da família paranoico, até que ele começa a fazer coisas terríveis.

10.   Invocação do Mal (2013) é o filme de terror religioso mais popular deste século

Este filme de terror religioso acompanha uma das investigações mais famosas do casal Warren. Na obra, uma família começa a presenciar diversos eventos sobrenaturais em sua residência. Os acontecimentos se tornam cada vez mais intensos e perigosos.

Filme de terror religioso - Invocação do Mal - Reprodução

Filme de terror religioso – Invocação do Mal – Reprodução

Preocupada com a segurança dos filhos, a mãe da família decide pedir ajuda ao casal de investigadores paranormais.

Esta é uma das obras de terror mais famosas de todos os tempos, com cenas marcantes e uma história envolvente. Diversas sequências e spin-offs foram criados, dando origem ao que é chamado de Invoca-verso.

Encontrou algum filme de terror religioso do seu interesse nessa lista? Conte para nós nos comentários.

Categories:

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *