Você já se perguntou qual foi o primeiro filme de terror já feito? Como fãs do gênero, é interessante mergulhar um pouco na história e entender as origens de algo que tanto amamos.

Embora haja controvérsias, muitos acreditam que o cinema de terror tenha se originado com o curta “Le Manoir du Diable“. Essa obra é muito diferente das grandes produções que conhecemos hoje, mas continua a mostrar alguns aspectos intrigantes.

Neste texto, você vai saber tudo sobre esta produção, incluindo quem foi o seu idealizador e onde é possível assisti-la. Acompanhe!

Qual foi o primeiro filme de terror do mundo?

Segundo diversas fontes, o primeiro filme de terror do mundo foi “Le Manoir du Diable”, em português “O Castelo do Diabo”. Um curta francês com uma duração aproximada de 3 minutos, dirigido por Georges Méliès e lançado em 1986.

Le Manoir du Diable

Le Manoir du Diable – O primeiro filme de terror do mundo

Trata-se de uma obra do cinema mudo e com imagens em preto e branco. A produção é frequentemente citada como um exemplo das origens do cinema de terror por apresentar fantasmas e bruxas e um castelo amedrontador.

Entretanto, é importante destacar que, para os parâmetros atuais, “Le Manoir du Diable” está mais para uma comédia fantástica com efeitos especiais primitivos. Mas, se a obra não é mais capaz de assustar, ela faz parte de um recorte histórico importantíssimo e, devido à sua curta duração, torna-se bem fácil de assistir.

Conheça a história de Le Manoir du Diable

A obra “Le Manoir du Diable” tem uma história bem simples. Toda a trama se passa em um castelo, onde Méliès dá vida ao personagem Mephistopheles, que é um ser sobrenatural capaz de realizar proezas mágicas e assustadoras.

Ao longo da produção acompanhamos o personagem principal materializando uma série de criaturas e objetos, como esqueletos, bruxas, fantasmas e morcegos.

Os grandes destaques do filme são os efeitos especiais empregados pelo diretor Georges Méliès. Atualmente, eles não são nada impressionantes, mas foram revolucionários para a época.

Georges Méliès usava a superposição de imagens e truques de edição para que suas ideias se materializassem na tela.

Apesar de ter um aspecto cômico, a obra marcou o início da exploração do cinema de terror e impressiona pela abordagem teatral do genial Méliès, que ainda deixaria uma gigantesca contribuição para o cinema.

Além disso, a combinação de tantos elementos estranhos na tela é capaz de gerar algum terror ainda hoje.

Quem foi Georges Méliès?

Georges Méliès foi um cineasta francês que nasceu em 08 de dezembro de 1861 na cidade de Paris e faleceu no dia 21 de janeiro de 1938.

Georges Méliès

Georges Méliès – Reprodução

Méliès foi um dos pioneiros do cinema e é lembrado principalmente pelas suas contribuições em relação aos efeitos especiais, já que ele foi um dos primeiros a usar truques de câmera e técnicas de edição, o que permitia inserir em suas obras criaturas fantásticas e cenários elaborados.

O gosto do diretor por estes truques pode ser explicado quando olhamos para o início de sua carreira, já que ele trabalhou como mágico e ilusionista, administrando seu próprio teatro em Paris, chamado de “Theatre Robert-Houdin”, onde ele fazia suas apresentações.

Foi em 1895 que Méliès assistiu a uma demonstração cinematográfica dos irmãos Lumière. Assim ele percebeu o grande potencial daquela nova forma de arte e passou a produzir os próprios filmes.

Além de ter dirigido o primeiro filme de terror do mundo, Georges Méliès foi o responsável por outras produções notáveis, como “Viagem à Lua” (1902), que é um dos primeiros filmes de ficção científica, e “Viagem Através do Impossível” (1904).

Apesar de ser um visionário e ter conseguido muito sucesso inicialmente, o diretor teve dificuldades para acompanhar as rápidas mudanças na indústria e a pirataria de suas obras também atrapalhou sua carreira. Assim, o talentoso diretor declinou e faliu.

Entretanto, sua contribuição e legado foram reconhecidos no final de sua vida. Em 1931 ele recebeu a Legião de Honra, a mais alta condecoração da França.

É inegável que Georges Méliès foi responsável por moldar a linguagem cinematográfica para que os filmes de terror se tornassem o que conhecemos hoje.

Onde assistir ao primeiro filme de terror do mundo?

A obra “Le Manoir du Diable”, considerada o primeiro filme de terror do mundo, está em domínio público, por isso, é extremamente fácil encontrá-la gratuitamente em várias plataformas, como no YouTube.

Gostou de aprender mais sobre o cinema de terror? Então, faça uma viagem do passado para o presente e leia nosso artigo sobre Mia Goth, uma das mais talentosas atrizes do cinema de terror da atualidade.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *