Mesmo que você não saiba o que é filme slasher, provavelmente já assistiu a algum, pois este subgênero tornou-se extremamente popular e resultou em algumas obras icônicas. Muitas delas apavoraram as pessoas na década de 80 e hoje são consideradas verdadeiros clássicos.

Neste texto, você vai saber tudo sobre o terror slasher e também vai receber algumas indicações para aproveitar o melhor que esse tipo de obra pode oferecer. Acompanhe!

O que é filme slasher?

O Slasher é um subgênero do terror. A característica principal desses filmes é o alto nível de violência gráfica. Geralmente, há na história um assassino implacável que faz diversas vítimas, o que provoca cenas de muita tensão, medo e suspense.

Ghostface - um dos mais icônicos vilões dos filmes de terror

Ghostface – um dos mais icônicos vilões dos filmes de terror

Por serem obras mais violentas, é comum que não sejam recomendadas para menores de 18 anos.

Se você ainda ficou em dúvidas sobre o que é filme slasher, separamos uma pequena lista com as principais características do subgênero. Então, se a obra que você está assistindo possui pelo menos 2 desses aspectos, provavelmente trata-se de um terror slasher:

  1. Assassino fantasiado: o assassino costuma usar uma máscara, o que aumenta o mistério em torno do personagem e faz com que ele se torne mais ameaçador, afinal, é difícil saber sua verdadeira identidade. Pense, por exemplo, nos assassinos da franquia Pânico;
  2. Motivações banais ou inexistentes: nem sempre o assassino tem uma grande motivação. É comum que a violência seja totalmente gratuita, mas isso não tira o mérito das obras, já que o objetivo é cometer atrocidades de forma criativa e pensar em como os mocinhos podem escapar;
  3. Os assassinos são os protagonistas: isso ocorre porque é comum que todos os mocinhos morram. Mas às vezes alguém sobrevive para voltar em uma sequência;
  4. Muitas mortes: a contagem de corpos precisa ser significativa, afinal, o alto nível de violência é uma marca do gênero;
  5. Produções baratas: filmes slasher geralmente contam com orçamentos reduzidos, não abusam de efeitos especiais e apostam suas fichas nos efeitos práticos;
  6. Vítimas adolescentes: para que a história ocorra, em muitos casos os personagens precisam tomar decisões inconsequentes. Ninguém melhor para fazer isso do que os adolescentes.

Qual foi o primeiro filme slasher?

Não há uma certeza sobre qual foi o primeiro filme de terror slasher da história, mas o icônico Halloween (1978) de John Carpenter é sempre lembrado como um precursor do gênero, apresentando muitos elementos que mais tarde seriam usados em outras obras de grande sucesso.

Como os filmes slasher foram do auge à decadência?

Na década de 80, os filmes do subgênero slasher ganharam imensa notoriedade, principalmente devido ao já citado Halloween. A partir daí, os estúdios enxergaram uma verdadeira mina de ouro e começaram a realizar diversas produções desse tipo, muitas obtendo grande sucesso.

Michael-Myers

Michael Myers, o icônico vilão da franquia Halloween

Outras obras de muito destaque da época foram:

  • Sexta-Feira 13;
  • A Hora do Pesadelo;
  • A própria sequência de Halloween.

Entretanto, nos anos 90 o gênero começou a se desgastar e muitas obras desse tipo enfrentaram um inevitável fracasso. Muito disso se deve às fórmulas batidas e a roteiros que contavam histórias confusas e que não encantavam o público.

Por isso, o gênero slasher passaria por uma má fase, sendo pouco lembrado pelos fãs de cinema e tendo um espaço limitado.

Por que os filmes slasher voltaram a ficar em alta?

No ano de 1996 o terror slasher ganhou uma sobrevida com o lançamento de “Pânico”, dirigido por Wes Craven e com roteiro de Kevin Williamson. Na história acompanhamos um assassino mascarado que faz várias vítimas pela cidade.

Um grupo de pessoas se une na missão de descobrir quem é o assassino e capturá-lo. Pânico ficou famoso por satirizar os filmes do gênero e dar destaque a algumas coisas que sempre acontecem nesse tipo de obra.

Pânico 2 de 1997 e Pânico 3 de 2000 também tiveram um relativo sucesso e fecharam muito bem a trilogia.

Mais tarde, novos filmes da franquia surgiram:

  • Pânico 4 em 2011;
  • Pânico 5 em 2022;
  • Pânico 6 em 2023;

Há inclusive um novo filme em produção, cuja previsão de lançamento é em 2024. Também vale lembrar que nos últimos anos surgiu uma nova trilogia de Halloween, dando a entender que ainda há muito espaço para este tipo de produção, desde que as obras sejam bem feitas.

4 filmes slasher que vão te deixar sem dormir

Já falamos sobre Halloween e Pânico, mas agora que você já sabe o que é filme slasher pode se interessar por algumas das obras abaixo.

Pânico na Floresta é um excelente filme slasher do ano de 2000

Pânico na Floresta é um filme de terror de 2003 dirigido por Rob Schmidt. Na trama um grupo de jovens está percorrendo uma trilha no estado da Virgínia, mas ao tomar um caminho errado eles acabam chegando no território de uma família de canibais com o rosto desfigurado.

Para sobreviverem, eles vão precisar de muita coragem e inteligência. Este filme tem algumas das cenas mais tensas já feitas nesse subgênero.

Casamento Sangrento

Se você está buscando por um slasher mais recente, vai gostar de Casamento Sangrento, de 2019.

casamento-sangrento

Casamento Sangrento

Na história, a noiva acaba envolvida em um jogo de esconde-esconde com a família do noivo. Mas logo fica claro que não se trata de uma brincadeira comum.

A noiva será caçada de maneira implacável e vai precisar de muita coragem para sobreviver.

Viagem Maldita

Viagem Maldita é um daqueles filmes que deixam qualquer um com medo de viajar pelos Estados Unidos.

Na história, uma família está fazendo uma longa viagem, mas para passar mais tempo juntos eles decidem ir de carro.

Ao parar em um posto de gasolina, o proprietário fala sobre um atalho. Entretanto, ele só queria jogar a família em uma armadilha.

Eles acabam com os pneus furados em uma região deserta, enquanto um grupo de canibais acompanha todos os seus passos.

A Hora do Pesadelo

Como não se lembrar do vilão icônico Freddy Krueger, que ataca jovens quando eles estão dormindo. Com essa ideia surgiu um dos maiores filmes slasher de todos os tempos, pois imagina ter que lidar com um assassino psicótico que tem grandes poderes no mundo dos sonhos?

Na história, ao perceber que um vilão desfigurado ataca os jovens enquanto estão dormindo, um grupo une forças para tentar detê-lo.

Gostou de saber o que é filme slasher? Conte nos comentários quais são as suas obras preferidas desse subgênero.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *