O Dia das Bruxas está chegando! Sendo que, muitas pessoas no Brasil ainda têm dúvida sobre o que é Halloween e qual é a sua origem. Afinal de contas, essa data comemorativa não possui tanta popularidade entre os brasileiros, como acontece com os norte-americanos.

Pelo Halloween não possuir um significado autoexplicativo, como o Dia das Mães, ele acaba despertando a curiosidade das pessoas, que buscam saber mais a respeito de suas origens. Então, se você também apresenta curiosidades a respeito dessa data peculiar, confira as informações presentes neste texto.

O que é Halloween?

Caso ainda não saiba a resposta para “o que é Halloween?”, essa data também conhecida popularmente como Dia das Bruxas, se trata de uma comemoração voltada para a celebração e culto aos mortos. Ele é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro e as suas festividades são mais comuns em países de língua anglo-saxônica.

Por exemplo, os Estados Unidos é o país que o Halloween possui maior influência, onde as casas são decoradas para essa grande noite de diversão. Na noite do Halloween, as crianças saem de casa vestidas dos seus monstros preferidos, para pedir doces.

Um bom exemplo da cultura do Halloween nos EUA são os filmes hollywoodianos que retratam perfeitamente os eventos na noite do Dia das Bruxas. Essas produções de entretenimento são uma das grandes responsáveis por disseminar as festividades de Halloween para outros países, como por exemplo, nosso amado Brasil.

Qual é a origem do Halloween?

Halloween

Halloween – Reprodução

Agora que você já sabe o que é Halloween, chegou a hora de descobrir qual é a origem dessa data. Nesse sentido, de acordo com os historiadores, o Halloween é uma data comemorativa que se originou de uma cultura pagã e cristã.

Isso porque, inicialmente, o Dia das Bruxas era conhecido como Samhain, um festival pagão praticado pelos celtas na antiguidade, que celebrava a colheita e os mortos.

Com a disseminação do cristianismo, o festival de celebração aos mortos e a colheita foi repaginado, se transformando no Halloween. Afinal de contas, o Samhain era um dos festivais mais famosos das Ilhas Britânicas, Península Ibérica e da Europa Central.

Nesse contexto, não seria possível apenas acabar com uma celebração que já fazia parte da cultura das regiões citadas.

Visto que, uma curiosidade a respeito do Samhain é que na antiguidade, esse festival marcava um momento de transição para os celtas, pois era nesse momento que se encerrava um ano e outro se iniciava.

Como funciona o Halloween no Brasil?

O Halloween no Brasil é conhecido como o Dia das Bruxas e a proposta da comemoração é a mesma dos Estados Unidos. Por esse motivo, assim como no território americano, as pessoas, principalmente as crianças, se fantasiam de monstros para curtir a passagem do dia 31 de outubro para o dia 1 de novembro.

Mas, apesar das comemorações do Halloween estarem crescendo nos últimos anos, a cultura de pedir doces nas casas ainda não é tão comum. Geralmente, nessa data acontecem festas temáticas infantis e adultas.

A partir do momento que os brasileiros começaram a se interessar pelo tema “o que é Halloween?”, alguns eventos públicos coletivos também começaram a acontecer na data comemorativa, como a Marcha dos Zumbis. Um divertido encontro que começou no ano de 2006, onde as pessoas se vestem de mortos-vivos para comemorar o Dia das Bruxas.

Sendo que o Zombie Walk, ou Marcha dos Zumbis, teve sua origem em São Paulo, mas devido ao seu grande sucesso, atualmente, encontramos marchas de mortos-vivos espalhadas por todo o Brasil, como Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa e Fortaleza.

Um personagem do terror brasileiro

Quando se trata do Dia das Bruxas no Brasil, existe um personagem que ganhou grande destaque no universo do terror, o Zé do Caixão. Esse personagem é conhecido nacionalmente e inspirou diversas histórias de terror brasileiras.

José Mojica Marins é o responsável por criar a trilogia do Zé do Caixão, que começa com a obra “À Meia-noite Levarei Sua Alma”, dando sequência para o clássico “Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver” e fechando com a “Encarnação do Demônio”.

Muitas pessoas acreditam que o Halloween é uma data assustadora devido a sua temática. Mas, muitos brasileiros gostam de poder se fantasiar dos seus monstros preferidos e abusar dos doces nessa época do ano.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *