O filme A Queda (Fall, no original em inglês) é uma obra de suspense lançada em 2022, com direção de Scott Mann e roteiro do próprio Scott Mann e de Jonathan Frank. Mesmo com um orçamento modesto, essa produção é muito competente em tudo o que apresenta e conseguiu criar algumas cenas memoráveis.

Se você tem medo de altura, provavelmente vai fechar os olhos em muitos momentos. Mas, mesmo quem não tem esse medo, não pode evitar suar frio e ficar colado na cadeira em algumas cenas.

Se você ainda não assistiu essa obra, continue lendo este texto e descubra mais sobre a história, curiosidades e pontos positivos e negativos. Acompanhe!

Qual a trama do filme A Queda?

O filme A Queda começa com um prólogo tenso, em que um grupo formado por 1 homem e 2 mulheres está fazendo uma perigosa escalada.

O momento de diversão e aventura se transforma em tragédia quando o homem escorrega e os equipamentos de segurança não são o suficiente para evitar a queda. Ele acaba falecendo no terrível acidente.

As mulheres que estavam com ele são as melhores amigas Becky (Grace Caroline Currey) e Hunter (Virginia Gardner), sendo que Becky era namorada do alpinista e fica totalmente abalada após sua morte, mergulhando em um período de grande depressão.

Algum tempo depois, Hunter decide ajudar a amiga a superar o trauma e acha que a melhor forma de fazer isso é voltando a escalar. Becky fica extremamente relutante no início, mas é claro que acaba aceitando para darmos sequência ao filme.

O local escolhido para a escalada é uma velha torre em uma região afastada. Elas fazem os preparativos e partem para essa empreitada.

a-queda

A Queda- Reprodução

Devia ser um desafio rápido, para ser concluído em apenas uma manhã. Mas é claro que as coisas não saíram tão bem quanto o esperado. Pois, quando estavam na porção final da torre, uma parte da escada que elas usavam como apoio se soltou e caiu no vazio.

Assim, as duas amigas se viram no topo da torre, mas impossibilitadas de descer e sem conseguir estabelecer qualquer tipo de comunicação com o mundo.

A partir daí, elas começam a usar toda a criatividade para formular um meio de escapar da armadilha mortal. Por boa parte do filme acompanhamos tensos as diversas tentativas das garotas para sair dali com vida.

Qual a nota de A Queda?

No Google, o filme A Queda recebeu uma nota geral de 3,8 em 5, conquistando muitas avaliações positivas, o que em minha opinião é muito justo.

10 coisas que fazem de A Queda um bom filme

Consigo pensar em muitos triunfos de A Queda, que fizeram com que a obra se tornasse um dos meus filmes preferidos de 2022. Se você está em dúvida se a obra vale a pena, talvez os pontos positivos que enxerguei ajudem você a se decidir.

  1. O filme tem uma história simples, que se desenvolve de forma gradual, convincente e sem inventar muito;
  2. Apesar de ter um baixo orçamento, os efeitos visuais são bem executados na maior parte do tempo. É possível sentir calafrios diante da grande altura à qual as personagens estão expostas;
  3. O desenvolvimento das personagens é adequado. Embora nenhuma delas tenha recebido um desenvolvimento extremamente profundo, é o suficiente para despertar nossa empatia;
  4. O filme é muito eficiente em construir a tensão nos detalhes, o que nos deixa aflitos percebendo pouco a pouco que as personagens estão se envolvendo em uma grande roubada. Por exemplo, percebemos que elas não avisaram para pessoas próximas para onde estavam indo, não se preocuparam em levar suprimentos para emergências e tinham poucos equipamentos que podiam ajudá-las caso algo desse errado. Além disso, durante a escalada, o diretor foca no estado deteriorado da torre, mostrando que as garotas tiveram uma péssima ideia;
  5. Apesar dos erros iniciais que podem causar algum incômodo, as garotas se mostram muito inteligentes depois que chegam ao alto da torre e realmente exploram uma série de possibilidades. Muitas delas eu confesso que nem cogitaria;
  6. O filme consegue estabelecer muito bem o quanto elas estão expostas no alto da torre e em perigo constante, pois tudo o que têm para se apoiarem é uma pequena superfície, fazendo com que qualquer erro se torne fatal;
  7. Percebemos como as coisas ficam ainda mais perigosas à medida que as garotas ficam cansadas e debilitadas física e emocionalmente;
  8. O filme não se resume ao perigo da situação em si. Ele acrescenta camadas às personagens ao trazer a tona algo que pode abalar o relacionamento delas;
  9. A obra tem um plot twist que funciona muito bem e que achei surpreendente;
  10. A maquiagem transmite com perfeição a passagem do tempo e a deterioração física das personagens diante daquelas condições insalubres.

Quais os pontos negativos de A Queda?

Embora o filme A Queda seja excelente, ele está longe de ser perfeito e um olhar mais atento traz a tona alguns defeitos:

  • Os efeitos especiais nem sempre funcionam tão bem. Há momentos em que fica muito claro o uso do recurso, mas acredito que não é nada que prejudique a experiência;
  • Para muitos pode ser difícil engolir algumas decisões iniciais das personagens para que elas se colocassem em um perigo tão grande, como não ter levado mais corda, não ter avisado sobre o que iriam fazer e não ter levado um sistema de comunicação eficiente para aquela situação;
  • O filme seria ainda mais interessante se dedicasse um tempo a mais ao desenvolvimento das protagonistas.

Como A Queda foi recebida pela crítica?

cena-do-filme-a-queda

Cena do filme A Queda – Reprodução

O filme A Queda foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. No famoso site de avaliações Rotten Tomatoes, ele ostenta uma média de aprovação de 79%.

Esse é um resultado excelente, ainda mais quando consideramos que estamos falando de um filme que custou apenas 3 milhões de dólares e que arrecadou cerca de 20 milhões.

Esses números animaram os executivos, que já planejam 2 sequências.

Onde assistir ao filme A Queda?

O filme A Queda está disponível para os assinantes do Amazon Prime Video.

Em suma, essa é uma obra que você deve encarar de coração aberto, sem esperar uma mega produção digna de diversos Oscars. Ao lançar um olhar despretensioso para a produção, com certeza você vai se surpreender e se divertir muito.

Gostou deste texto? Então leia também nossa resenha sobre Gonjiam Haunted Asylum: o melhor filme de terror coreano da atualidade!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *