Entenda o final de A Substância filme

A Substância Filme
A Substância Filme - Reprodução Pixels

A Substância filme é um longa no gênero body horror, que se aprofunda em diversos temas voltados para a autoestima, bem-estar, amor-próprio, estética e patriarcado.

Durante a obra, que está impactando diversos telespectadores, causando muitos murmurinhos nas redes sociais, vemos até onde alguém pode ir em busca da aparência perfeita e jovialidade. 

Por ser uma trama com muitas camadas, além de chocar, o filme deixa muitas linhas de pensamentos em aberto. 

Sendo assim, para que você possa chegar a uma conclusão sobre a obra e melhor organizar seu pensamento, confira o final explicado, além de demais informações relevantes sobre a trama. Boa leitura! 

Qual é a história de A Substância filme?

A Substância narra a história de uma celebridade, conhecida como Elizabeth Sparkle, interpretada por Demi Moore. Toda a trama gira em torno da sua carreira profissional na TV e os seus problemas em aceitar o seu envelhecimento, assim como a sua aposentadoria.

Diante de tantos conflitos em sua vida, ela procura um caminho alternativo para voltar às telas, aceitando uma proposta de dar vida a um clone seu. No caso, esse clone é alguém mais jovem e perfeito, em todos os sentidos estéticos.

Ao longo da trama, Elizabeth e Sue – seu clone mais jovem – devem revezar de consciência a cada 7 dias, onde Elizabeth tem a oportunidade de transferir a sua consciência entre o seu antigo corpo e o novo.   

Elizabete e Sue eram a mesma pessoa?

Muitas pessoas acreditam que após dar vida ao seu clone, por mais que as duas dividissem a mesma consciência, Elizabeth e Sue eram pessoas diferentes. Contudo, essa linha de pensamento é um grande equívoco!

Acontece que ambas eram a mesma pessoa, com a mesma consciência. Mas, por que as duas pareciam se odiar tanto? A resposta é bem simples, a Elizabeth se odiava em qualquer contexto.

Isso significa que o seu problema não era com o envelhecimento, sua aparência ou outras questões. Ela nutria um ódio genuíno por si própria, o que fazia ela não gostar da sua versão mais velha, mas também odiar a sua versão mais nova.

Dessa maneira, ela negligenciava a si mesma em sua versão mais velha, quando de posse do corpo jovem, mesmo sabendo que tal atitude poderia acabar com as suas duas versões. Mas, ao mesmo tempo, ela odiava a sua versão mais jovem, por não respeitar e reconhecer a sua própria trajetória de vida. 

Por que a Elizabeth e a Sue ficaram acordadas ao mesmo tempo?

A cena do filme em que a Elizabeth decide encerrar o projeto, fazendo com que o seu clone também acorde, ajuda na ideia errônea de que em toda a trama, elas eram pessoas diferentes. Entretanto, as duas acordadas tem uma explicação!

Como visto, para encerrar o projeto, Elizabeth precisa injetar um líquido escuro no coração de Sue. Mas, durante o processo, ela não consegue se desapegar da ideia de ser jovem, famosa e linda, deixando de aplicar parte do líquido na sua cópia.

Ou seja, as duas estarem acordadas ao mesmo tempo, é um efeito colateral da sua atitude. Após reanimar Sue, sua consciência é compartilhada com o clone, que odeia tanto a sua versão mais velha, que mata Elizabeth de uma maneira horrenda.   

Entenda o final do filme

O filme se inicia com a estrela da Elizabeth Sparkle sendo colocada na calçada da fama, entre cortes em que ela está no tapete vermelho de um evento, com muitos fotógrafos e um público gritando seu nome.

Além disso, vemos que ela já estampou diversas campanhas e capas de revistas, por meio dos cartazes no corredor laranja do seu local de trabalho. Ou seja, ela conseguiu alcançar todos os seus sonhos de se tornar uma artista reconhecida.

Elizabeth mora em um bom apartamento, dirige um carro de luxo e tem uma boa aparência. Ela viveu a vida que sempre sonhou!

No final do filme, após matar a sua versão mais velha, ela está prestes a vivenciar novamente os seus momentos de auge na indústria do entretenimento. Mas, as consequências da sua ação chegam rapidamente.

Elizabeth se arrependeu?

Quando a Sue começa a se desfazer, em momento algum ela reflete sobre as suas atitudes, a sua única reação é tentar se consertar, para não perder o show. Assim, ela aplica o restante da substância e se transforma no monstro ElizaSue.

Nesse momento, ela já extrapolou todos os limites do que uma pessoa pode fazer em busca da fama e beleza. Contudo, nem mesmo ao se olhar no espelho e ver a monstruosidade que se transformou, ela consegue parar de perseguir a fama.

O monstro ElisaSue se arruma e vai para o show de ano novo, chocando os participantes, que começam a agredi-la, quando a sua máscara cai. 

Após o ocorrido, o monstro vai para rua e se desfaz por completo, restando apenas o rosto da Elizabeth original, que se arrasta até a sua estrela calçada da fama, onde morre olhando para o céu noturno.

O local da sua morte, assim como todas as outras oportunidades perdidas de desistir do projeto, mostra que Elizabeth faria tudo novamente, por mais alguns minutos de fama e juventude. 

Qual é o objetivo de A Substância filme?

A Substância filme faz uma crítica ao etarismo na indústria do entretenimento, ao mesmo tempo que alerta sobre os perigos do uso exacerbado de procedimentos estéticos.

De modo geral, o longa mostra como a sociedade pode ser cruel com as mulheres, que buscam por alternativas drásticas, tentando se encaixar em um padrão de beleza irreal.

Tanto na sua versão jovem e mais velha, Elizabeth era a mesma pessoa, com a mesma consciência. Contudo, ao usar o seu clone mais novo, ela tinha muito mais atenção, admiração e respeito.

Atitude que mostra que a sociedade atual não se importa com a personalidade da pessoa, mas sim com que ela pode oferecer esteticamente. Por esse motivo, o filme tem o poder de chocar tanto os telespectadores, principalmente, o público feminino.

Sou completamente apaixonada por literatura e gosto de escrever e navegar pelas redes sociais. Sou natural do Espírito Santo, mas considero Minas como meu lar. Atualmente, me dedico à produção de conteúdo online, como textos para sites e blogs.