O que é Therian e quais são os efeitos na psique humana?

O que é Therian - Reprodução Pixels
O que é Therian - Reprodução Pixels

Após bombar nas redes sociais, como no Instagram é no TikTok, muitas pessoas estão em busca de resposta para o que é Therian e como funciona esse conceito. Afinal de contas, o tema causa bastante estranheza.

Sendo assim, para que você possa ficar por dentro do assunto, neste texto iremos explorar o misterioso e impactante mundo dos “transespécie”, além de responder como essa prática influencia na psique humana. Vamos lá?

O que é Therian?

Os Therians, também conhecidos como transespécies, são um grupo de pessoas que se identificam como animais de uma forma espiritual, psicológica e metafórica.

Para melhor exemplificar, embora sejam assuntos completamente diferentes, podemos usar as pessoas transgêneras. Isso porque, uma pessoa transgênera nasce com um sexo (feminino ou masculino), mas se identifica com outro.

No caso dos Therians, a questão vai muito além da identidade de gênero, transcendendo as espécies. Afinal de contas, os Therians não conseguem se identificar como humanos, mas sim como animais.

De modo geral, essa identificação pode ocorrer de diversas maneiras. Como, por exemplo, com características específicas, instintos, comportamentos ou com uma sensação de conexão profunda com um animal em particular.

Como saber se você é um Therian?

Os Therians acreditam que possuem uma “casa” animal, chamada “thériotipo”. Nesse caso, essa casa representa sua essência animal, podendo ser de qualquer espécie.

Para muitos, essa conexão é trabalhada de maneira pessoal e introspectiva. Contudo, nos últimos anos, diversos internautas vêm utilizando as redes sociais para se expressarem e mostrarem as suas “mudanças”, após se identificarem como um Therian.

Esses internautas afirmam que para descobrir o seu animal interior, é necessário fazer uma autoanálise e comparar os seus comportamentos e sensações, com o de animais “mais próximos” à sua personalidade. 

Agir como Therian afeta a psique humana?

Agora que você já sabe a resposta para o que é Therian, chegou a hora de descobrir se essa é uma atitude prejudicial para a saúde mental. 

Afinal de contas, por mais que muitos internautas levem o tema como brincadeira, existem aqueles que acreditam e levam a sério a teoria dos “transespécie”. Dessa forma, o assunto tem que ser abordado de uma visão psicológica e científica.

Nesse contexto, agir como um therian pode ter um impacto significativo na psique humana. Especialmente, quando essa identidade influencia como uma pessoa percebe a si mesma e o mundo ao seu redor. 

Para muitos therians, que trabalham a ideia de maneira mais pessoal e introspectiva, usar um animal de referência pode ajudar a explorar características internas, desejos e comportamentos, promovendo uma autocompreensão mais profunda.

Entretanto, para os mais extremistas, que decidem viver como o animal o qual se identifica, essa prática pode levar a grandes desafios sociais e psicológicos. Como, por exemplo, sentimentos de isolamento ou incompreensão por parte de outras pessoas. 

Em casos raros, a autopercepção Therian pode se cruzar com questões de saúde mental, exigindo uma adaptação cuidadosa para manter um equilíbrio saudável entre a identidade pessoal e o bem-estar.

Como buscar ajuda caso me identifique como um Therian?

Não existe nada de errado em se identificar com algum animal, por admirar as suas características. Contudo, ao se identificar como um Therian, antes de qualquer coisa, é necessário procurar ajuda psicológica, para lidar com o assunto.

Até porque, a questão da “transespécie” pode ser mais complicada do que se imagina. Dessa forma, o psicólogo ou psiquiatra irá trabalhar essa ideia com você, de forma acolhedora e reflexiva.

Assim, você pode usar o seu “animal interior” de uma maneira mais assertiva, evitando graves problemas psicológicos.

Quais os efeitos das redes sociais sobre a saúde mental?

A pouco tempo atrás, a moda na internet era o Shifting, uma prática voltada para a dissociação da realidade, incentivada por diversos internautas nas redes sociais. Mas, como tudo na internet é passageiro, chegamos ao o que é Therian.

Como visto, ficar muito conectado às redes sociais e consumir constantemente esses assuntos, podem influenciar na saúde mental. Principalmente, de crianças e adolescentes, que estão na fase do autodescobrimento.

Sendo assim, se você é uma pessoa suscetível a novos conceitos, que gosta de ficar conectado às redes, tenha bastante cuidado ao consumir conteúdos do tipo. Uma vez que temas delicados tem o poder de fazer muito mal, para certas pessoas.

Sou completamente apaixonada por literatura e gosto de escrever e navegar pelas redes sociais. Sou natural do Espírito Santo, mas considero Minas como meu lar. Atualmente, me dedico à produção de conteúdo online, como textos para sites e blogs.